POLÍTICA DE CONDUTA

Regras e normas de bom uso da plataforma e boas práticas entre usuários condutores e passageiros(solicitante).

Este material visa fomentar o bom relacionamento entre usuários passageiros solicitantes e condutores parceiros durante a prestação do serviço. O condutor parceiro não é obrigado a realizar nenhum serviço intermediado pela plataforma, bastando apenas não aceitar a solicitação do serviço pelo aplicativo. No entanto, o aceite da solicitação presume o assentimento com a política de conduta e bom uso do aplicativo, cujo estão descritos abaixo e devem ser práticados durante a prestação do serviço.

1.0
🚫 Não é permitido transportar terceiros em uma viagem sem o consentimento do usuário passageiro(solicitante).

2.0

🚫 Não é permitido usar outra foto de perfil que não seja a foto do rosto do próprio condutor no app.

3.0

🚫 Não é permitido utilizar outro veículo diferente do que foi cadastrado e aprovado no aplicativo.

4.0

⚠️ Por padrão, o aplicativo aceita, na categoria usual e plus, o transporte de compras de mercados e afins, malas de roupas e/ou objetos de qualquer natureza lícita que caibam adequadamente no bagageiro (porta malas) do veículo. A aceitação da solicitação no aplicativo presume a concordância em transportar tais itens, desde que não danifiquem o veículo. Quaisquer objetos que não caibam adequadamente no veículo, que possam causar danos e/ou ofereçam risco a segurança dos ocupantes, podem e devem ser rejeitados, não configurando quebra da política de conduta. Para isso, basta apenas o condutor cancelar a solicitação e informar o motivo no ato do cancelamento. O cancelamento plausível e justificado da solicitação, é passível de taxa de cancelamento, ou seja, o condutor poderá receber taxa de cancelamento (seguindo as regras de taxa de cancelamento) caso o usuário passageiro esteja com objetos que não possíveis de transportar no veículo. No entanto, a rejeição de objetos lícitos e que caibam adequadamente no porta malas do veículo sem causar danos e oferecer risco a segurança, configura mau uso do aplicativo e quebra dos termos de uso, podendo acarretar em advertências e suspensões cadastrais.

Atos que vão contra boas práticas de conduta e transparência com a plataforma e usuários passageiros solicitantes:

4.1 – Cancelamentos excessívos e injustificados de solicitações no local de embarque devido a recusa de objetos lícitos e que caibam adequadamente no porta malas do veículo sem causar danos e oferecer riscos a segurança;

4.2 – Negociar valores adicionais com o usuário passageiro solicitante pelos objetos a serem transportados.

Tais atos prejudicam a imagem do aplicativo, causam danos financeiros a plataforma por excesso de cancelamentos injustificados, além de denotar falta de transparência para com o aplicativo e sua gestão. A incidência destes atos, poderão acarretar em banimento do condutor infringente da plataforma, além de cobranças por possíveis prejuízos financeiros advindos destas condutas infringentes.

5.0

🚫 Não é permitido cobrar do passageiro solicitante valores adicionais por passageiros. O aplicativo exibe uma mensagem aos usuários solicitantes antes da confirmação da solicitação informando que o transporte é para no mínimo 3 e no máximo 4 passageiros, ficando a critério do condutor transportar ou não o 4° passageiro. Nossa política de conduta não permite que seja negociado valores adicionais por passageiros. Caso o condutor aceite transportar o 4° passageiro, não poderá cobrar valor adicional por isso, salvo se o usuário passageiro solicitante o faça de bom grado. Caso o condutor se desloque até o local de embrque e estejam mais de 3 passageiros, o mesmo poderá cancelar a solicitação e informar o motivo do cancelamento, para que possa receber a taxa de cancelamento(seguindo as regras de taxa de cancelamento)

Atos que vão contra boas práticas de conduta e transparência com a plataforma e usuários passageiros solicitantes:

5.1 – Negociar valor adicional pelo 4° passageiro e cancelar a solicitação para fazer a viagem por fora do aplicativo. A aceitação do 4° passageiro mediante pagamento extra, seja ela realizada pelo aplicativo ou por fora do aplicativo após ter cancelado a solicitação, não será tolerada, vai contra nossa política de boa fé e transparência, além de configurar mau uso do aplicativo. Tal ato causa prejuízos financeiros a plataforma por excesso de cancelamentos e está sujeito a banimento do perfil infrator da plataforma.

6.0

🚫 Não é permitido negociar valores dos serviços via chat no aplicativo com os usuários solicitantes, uma vez que isso pode gerar atrasos no atendimento, cancelamentos da solicitação, desconforto ao usuário passageiro, dentre outros. Caso o valor do serviço não esteja de acordo com a expectativa do condutor, basta não aceitar a solicitação.

7.0

⚠️ Caso o parceiro condutor não aceite transportar animal de estimação, sugerimos que seja comunicado via chat no aplicativo para o usuário passageiro solicitante. Caso o usuário solicitante esteja com animal de estimação, o condutor poderá efetuar o cancelamento da solicitação e informar o motivo para receber a taxa de cancelamento(seguindo as regras de taxa de cancelamento) caso já tenha se deslocado até o embarque.

 

8.0
⚠️ Cadastros de motoristas são pessoais e intransferíveis

 

9.0
⚠️ Parceiros motoristas com avaliação inferior a 4,0 estrelas, estarão sob penalidade de banimento da plataforma

 

10.0

🚫 Não é permitido divulgar cartão de visita, flyers ou qualquer tipo de mídia pessoal, particular e/ou empresarial sem o consentimento da ugo, sob penalidade de banimento da plataforma. Por questões éticas e de transparência, pedimos aos parceiros condutores que não divulguem cartão de visita pessoal cujo a atividade comercial objeto do material divulgado se choque com a atividade comercial do aplicativo, salvo se o próprio cliente solicitante pedir. Estamos fazendo esforços constantes para captar clientes em prol de todo o grupo, formando um ecossistema sustentável para todos. Tentativas de divulgação de materiais publicitários em benefício próprio cujo a atividade comercial em questão seja equivalente a atividade comercial da plataforma, serão vistas como mau uso da plataforma e podem acarretar em suspensões por período indefinido, a critério da ugo.

11.0

🚫 Não é permitido aceitar uma solicitação já estando em outra corrida que não seja pelo próprio aplicativo, pois isso gera atrasos no atendimento e pode acarretar em cancelamento da solicitação por parte do passageiro.

12.0

⚠️ Caso haja algum desacordo com relação a prestação do serviço, é necessário fazer o cancelamento no aplicativo e informar o motivo para que possa ser averiguado. Ou então basta não aceitar a prestação do serviço (solicitação no aplicativo) intermediado pela plataforma. O não cancelamento ou o aecite da prestação do serviço presume a aceitação da política de conduta do aplicativo.

13.0

⚠️ Por padrão, o transporte na categoria usual e plus é para no mínimo 3 passageiros, ficando a críterio do condutor transportar o 4° passageiro. O aplicativo exibe uma mensagem informando os usuários passageiros solicitantes sobre esta condição. Não é permitido cobrar valor adicional por passageiro. Caso o condutor aceite transportar o  4° passageiro pelo aplicativo, não poderá cobrar valor adicional por isso. Caso o condutor não aceite o 4° passageiro, poderá cancelar a viagem e selecionar o motivo no cancelamento para que possa receber a taxa de cancelamento caso tenha se deslocado até o local de  embarque. Caso haja tentativas de ludibriar a plataforma, para induzir, fomentar e/ou negociar valores adicionais por passageiro e que forem realizadas por fora do aplicativo após o cancelamento da solicitação,  será considerado mau uso da plataforma e poderá acarretar em banimento do perfil do condutor, além de custas adicionais que forem geradas a plataforma. Cancelamentos excessivos por esse motivo também serão averiguados e estarão sob pena de suspensão se constatado mau uso da plataforma.  Sugerimos aos parceiros condutores que informem o passageiro solicitante via chat no aplicativo caso não transportem mais de 3 pessoas, para que fique registrado no sistema.  Manter uma boa comunicação é essencial. O aplicativo exibe uma mensagem ao usuário solicitante informando esta condição antes do mesmo confirmar a solicitação do serviço. Veja na imagem abaixo:

 

14.0

⚠️ Os recebimentos pela viagem devem ser feitos ao finalizar a solicitação, salvo quando em viagens intermunicipais. Neste caso em específico, o condutor pode solicitar o pagamento adiantado.

15.0

⚠️ Os valores exibidos no aplicativo para viagens intermunicipais não contemplam pedágios, por isso, fica de responsabilidade do usuário solicitante arcar com os custos de pedágios do percurso. O aplicativo exibe uma mensagem ao usuário solicitante informando esta condição antes do mesmo confirmar a solicitação do serviço, como mostra a imagem abaixo:

 

16.0

⚠️ As categorias Usual e Plus são destinadas ao transporte exclusivamente de passageiros, ficando a critério do condutor cancelar a prestação do serviço sem penalidade, se houver algo em desacordo com a política de conduta, como transporte de animais de estimação, cargas pesadas e/ou perigosas, cargas que não caibam no porta malas do veículo ou a entrega de objetos sem a presença do usuário passageiro solicitante, dentre outras situações do gênero. Malas de roupas não são considerados cargas e devem ser aceitas caso o passageiro solicitante também vá junto na viagem.

 

17.0

🚫 Tentativas de ludibriar a plataforma, como cancelar uma solicitação que foi intermediada pela plataforma e realizar a prestação do serviço por fora do aplicativo, serão vistas como mau uso e podem acarretar em banimento imediato e sem aviso prévio.

1.0
🚫 Não é permitido transportar animais de estimação na categoria Usual e Plus, salvo se o condutor permitir. Sugerimos que o usuário solicitante informe o condutor via chat no aplicativo logo após o aceite caso tenha algum animal de estimação junto ao passageiro. Caso não seja informado, o condutor poderá efetuar o cancelamento da solicitação no local de embarque, podendo gerar taxa de cancelamento ao usuário passageiro solicitante.

2.0
🚫 Não é permitido usar outra foto de perfil no aplicativo que não seja a foto do rosto do próprio usuário passageiro solicitante.

3.0
🚫 Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas ou de qualquer tipo no veículo, salvo se o condutor permitir. Também não é permitido ingerir alimentos de qualquer tipo no veículo sem a permissão do condutor.

4.0
🚭 Não é permitido fumar dentro do veículo

5.0
⚠️ Menores de idade tem que estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

6.0
⚠️ Serviços da categoria usual ou Plus são destinados exclusivamente ao transporte de passageiros. O condutor desta categoria não se obriga a transportar e/ou entregar cargas pesadas que não caibam no porta malas do veículo, objetos que possam oferecer perigo aos ocupantes do veículo, objetos que possam causar danos ao veículo. A Ugo ainda não tem categoria de entrega e não se responsabiliza por envios de cargas e/ou objetos de qualquer natureza que forem entregues ao condutor com a finalidade de entrega. Fica ao arbitrio do condutor aceitar ou  recusar a fazer tal atendimento,  sendo que no caso da recusa, o cancelamento da solicitação poderá gerar taxa de cancelamento ao usuário solicitante. Sugerimos aos usuários solicitantes que informem o condutor via chat no aplicativo caso haja algum tipo de carga, imediatamente após o aceite da solicitação. Malas de roupas não são considerados cargas e devem ser aceitas caso o passageiro solicitante for junto na viagem

7.0
✅ É permitido o transporte de 3 passageiros no veículo, ficando a critério do condutor aceitar ou não o transporte do 4° passageiro. Sugerimos aos usuários solicitantes que informem o condutor via chat no aplicativo logo após o aceite caso haja mais de 3 passageiros para a viagem. Não há cobrança adicional por passageiro, o condutor pode aceitar ou não aceitar o 4° passageiro, sem cobranças adicionais por isso. A fim de evitar exageros e preservar nossos usuários, sugerimos aos usuários passageiros não aceitarem cobranças diferentes do que informadas no aplicativo. Caso o condutor se desloque até o local de embarque e haja mais de 3 passageiros para a viagem, o condutor poderá cancelar a corrida e isso poderá gerar taxa de cancelamento ao usuário passageiro solicitante, uma vez que o aplicativo informar tal condição antes da confirmação do serviço, como mostra a imagem abaixo:

8.0
⚠️ Os valores dos serviços são aproximados e podem sofrer alterações, prevalecendo o valor cujo é informado no aplicativo do condutor ao finalizar a solicitação.

9.0
⚠️ Por padrão, os valores das viagens são pagas após o condutor finalizar a viagem no aplicativo, pois podem haver alterações de valores  mencionadas acima. Solicitações para terceiros são permitidas desde que informadas via chat no aplicativo para o condutor. Caso o condutor não encontre o passageiro no local de embarque, o mesmo poderá cancelar a solicitação e isso irá gerar taxa de cancelamento para o perfil solicitante.

10.0
✅ Compras de supermercado são permitidas, desde caibam no porta malas do veículo.

11.0
⚠️ Pedágios para viagens intermunicipais não estão inclusos no valor que o aplicativo exibe, por isso, os valores de possíveis pedágios do percurso são de responsabilidade do usuário passageiro solicitante e devem ser pagos ao condutor que prestará o serviço.