POLÍTICA DE CANCELAMENTO

O Parceiro motorista da ugo conta com uma taxa de cancelamento a fim de evitar prejuízos financeiros quando um passageiro cancela uma viagem. Veja abaixo as possibilidades:

Cancelamentos por parte do passageiro:

O parceiro condutor recebe o valor de R$ 3,50 por viagem cancelada pelo passageiro após 3 minutos da solicitação ou após 4 minutos de espera no local de embarque(quando o passageiro não aparece ou não está no local de embarque)

Caso o passageiro tenha um cartão de crédito cadastrado no aplicativo, o parceiro condutor receberá a taxa de cancelamento imediatamente após o cancelamento. 

Caso o passageiro não tenha um cartão de crédito inserido no app, os valores respectivos serão creditados na Wallet (carteira de crédito) do condutor no app logo após o passageiro devedor efetuar o pagamento do cancelamento presencialmente para qualquer motorista do grupo.

Veja no exemplo abaixo:

IMPORTANTE:

A ugo cobra uma taxa de cancelamento de passageiros, que por sua vez ficam com dividas para com o aplicativo. Caso o parceiro condutor receba uma solicitação de um passageiro que tem uma pendência financeira para com a ugo, o mesmo(condutor) receberá do passageiro um valor adicional ao valor normal da viagem, valor esse que refere-se a tal pendência mencionada. Essa quantia adicional recebida pelo parceiro condutor, será debitada de sua carteira de créditos logo após o recebimento presencial pelo passageiro. Veja na imagem abaixo como você identifica uma viagem em que o passageiro lhe repassou um valor adicional de pendência:

clique em “detalhe” para ver o valor adicional que foi recebido.

Nesse caso, como exemplifica a imagem acima, o valor adicional que o parceiro condutor recebeu do passageiro, será debitado de sua wallet(carteira de crédito). Veja abaixo como você identifica essa informação no extrato de sua wallet:

 

 

Cancelamentos por parte do Condutor:

Viagens canceladas por parceiros condutores também são condignas de ressarcimento caso for constatado que o cancelamento tem justificativa plausível.

Sim, recebe. Basta esperar o contador do aplicativo zerar (após 4 minutos) e efetivar o cancelamento escolhendo a justificativa de que o passageiro não estava no local de embarque.

Caso o passageiro tenha um cartão de crédito cadastrado no aplicativo, o parceiro condutor receberá a taxa de cancelamento imediatamente após o cancelamento. 

Caso o passageiro não tenha cartão de crédito cadastrado no aplicativo, após o condutor cancelar a viagem devido ao passageiro não estar no local de embarque, o aplicativo irá negativar o passageiro em questão. Quando esse mesmo passageiro for solicitar uma nova viagem, ele terá que pagar esse saldo negativo para qualquer um dos parceiros do grupo. Assim que o passageiro efetuar o pagamento para qualquer um dos parceiros condutores, automaticamente o aplicativo irá creditar na wallet o valor referente ao cancelamento para o condutor que originou esse cancelamento. Entenda melhor na imagem abaixo:

Considerações importantes:

Não são admitidos cancelamentos por parte dos condutores por motivos aleatórios e sem justificativa. Os parceiros condutores que efetuarem muitos cancelamentos semanais sem justificativa estarão sujeitos a bloqueio cadastral temporário e/ou definitivos, ficando a critério da ugo. Por isso, a ugo sugere a todos os parceiros condutores a não cancelarem viagens já aceitas e tentar comunicação com o passageiro quando estiverem no local de embarque antes de cancelar uma viagem.

Cada parceiro condutor terá uma pontuação, que pode aumentar ou diminuir na dependência do comportamento de cancelamento, aceite e finalização de viagens. Essa pontuação ficará visível no campo -> financeiro -> pontos -> regras. Veja na imagem abaixo:

Dentro desta página no aplicativo, o parceiro condutor poderá visualizar seus pontos e as regras de suspensão em casos de cancelamentos excessivos.

IMPORTANTE:

O parceiro condutor que aceitar uma viagem e cancelar em seguida, perderá R$ 3,50 de saldo em sua carteira de crédito no aplicativo, além de perder pontuação das regras de suspensão por cancelamentos e não aceite de viagens. Sugerimos aos parceiros que fiquem com o aplicativo OFF-LINE caso não estejam no expediente de trabalho. Sugerimos também para que  NÃO cancelem viagens após já ter aceito, salvo em exceções de força maior, cujo serão analisadas a posteriori.

OBSERVAÇÃO:

Quando um passageiro cancela uma viagem por motivo de excesso de demora ou porque o condutor não o foi buscar, o mesmo (condutor em questão) está sujeito a pagar a taxa de cancelamento da viagem cujo foi cancelada, no valor de R$3,50 que será debitado de sua carteira de crédito. Todas as viagens canceladas passam por um processo de apuração.